sexta-feira, 26 de outubro de 2007

AVENTURA ECOLOGICAMENTE CORRETA


O mineiro Leonardo Calvo já está em contagem regressiva para a aventura que pretende percorrer mais de 300 mil quilômetros. Serão 100 países visitados nos 5 continentes em um período estimado de cinco anos e 7 meses. Na mala, roupas especiais e muita disposição para cruzar o globo sob duas rodas. Sozinho, Calvo terá como companhia apenas as câmeras de vídeo e fotográfica, com as quais pretende registrar todas a mudanças na natureza e no meio causadas pelo aquecimento global. Ele se despede de Belo Horizonte domingo, 28 de outubro, a largada para expedição será na Praça da Liberdade, às 12 h.

Produtor de vídeo e industrial, Leonardo Calvo, 36 anos, conta que esta não é a primeira aventura pelo mundo, já visitou mais de 50 países. Em 2002, partiu para a América do Sul, expedição em que percorreu 22 mil quilômetros de motocicleta, durante três meses. Dessa vez, a motivação é especial. Calvo pretende fazer um registro ecológico, um projeto sócio ambiental. “A expectativa maior é ver a terra de um aspecto natural. Encontrar os núcleos de conservação pelo mundo”, explica. A viagem, a princípio, será custeada com recursos próprios e durante a temporada uma equipe, aqui em Belo Horizonte, buscará parceiros.

A aventura será sob uma Yamaha XT 660R, preparada para andar no asfalto e na terra e com boa autonomia. Segundo o motociclista, será possível percorrer 600 quilômetros com cada tanque de 26 litros de combustível. Durante toda a viagem, Calvo vai visitar países como Ibéria, Marrocos, Dakar, Nova Yorque, Madagascar, vai cruzar o continente até o Alasca. A alimentação e o descanso serão improvisados em albergues e alojamentos. Ele explica que, além de um bom preparo psicológico, é importante ter um planejamento eficiente para não enfrentar problemas climáticos. Assim que sair da capital, ele vai à Ouro Preto, onde ficará três dias antes de seguir viagem. De lá, parte para o primeiro destino, Ushuaia, onde deve chegar em janeiro de 2008. Calvo diz que em viagens desse tipo existem muitos obstáculos, por isso é importante ter um bom equipamento e bastante preparo. “ Meu primeiro grande desafio serão os fortes ventos da Patagônia, que se não tiver cuidado, podem derrubar durante as tempestades”, conta.


Segundo Calvo, será uma aventura para fazer com que todos se lembrem que é necessário cuidar no meio ambiente. “Espero que as pessoas acompanhem a expedição e que passem a ver esse projeto como exemplo e incentivo para cuidar com mais zelo da natureza”. Ele pretende realizar alguns projetos com o material que conseguir. Segundo ele, de três em três meses, uma pessoa irá coletar essas imagens e editar em catálogos que serão disponibilizados no site http://www.globalviewexpedition.com/. Para que a viagem se torne ecologicamente correta, ainda pretende conseguir parceiros para plantar árvores suficientes para repor o oxigênio e equilibrar a poluição que causará com a queima do combustível. A volta será em 2012, no dia 5 de junho, data escolhida especialmente por ser o dia mundial do meio ambiente, chegando ao Brasil por Fortaleza em março.