segunda-feira, 29 de outubro de 2007

CONCERTO POPULAR

Beto Novaes/EM


O projeto Música de Domingo recebeu ontem, no Teatro Francisco Nunes, no Centro de Belo Horizonte, os músicos Eduardo Ribeiro e Lara Tanaka para um concerto de flauta e espineta, instrumento musical semelhante ao cravo. Eles interpretaram obras dos períodos barroco e do pré-clássico. Os ingressos foram distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro. “O objetivo do projeto é trazer à população, de forma acessível, música de qualidade, diferente do que se está acostumado a ouvir", explicou o produtor do projeto, Tide Mendes. A programação, que ainda prevê mais três apresentações até o fim do ano, é promovida pela Fundação Municipal de Cultura e conta com a parceria da Escola de Música da UFMG.

Cerca de trezentas pessoas puderam assistir a um concerto que, segundo Eduardo Ribeiro, procura mostrar por meio de repertório de composições de artistas clássicos, como Bach e Vivaldi, a sonoridade singular de instrumentos antigos. Eduardo e Lara tocam juntos há dois anos e já se apresentaram na capital e em Itabira. “Gosto muito da reação da platéia a um estilo a que não estão acostumados”, acrescentou. Lara Tanaka, que já atuou como cravista em diversos grupos, como a Companhia Antiqua de Música Barroca, hoje é regente do coral infanto-juvenil do Palácio das Artes, com o qual gravou, em 2003, o CD Villa-Lobos e os brinquedos de roda.
Para a platéia que acompanhou a apresentação, ficou a satisfação de apreciar outro estilo de música executada por talentos mineiros. A fonoaudiologia Gláucia Piazza, de 27 anos, elogiou a iniciativa. “É música boa, acessível a qualquer um interessado em conhecer outros estilos”, afirmou. A opinião foi compartilhada pelo músico Vinícius Farina, de 29, que lembrou da importância do projeto: “Vamos ouvir músicas clássicas com instrumentos que lembram as raízes do barroco, que nos remetem ao início da leitura musical. Tudo começou naquela época”. A próxima apresentação do projeto será em 11 de novembro com o grupo Samba Jazz Trio, do Rio.
Publicado no Jornal Estado de Minas - Caderno Gerais em 29/10/2007. Assinado por Juliana Fernandes.